Sobre o Grupo SEMEAR

O Grupo SEMEAR – Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica – é um grupo sem fins lucrativos e organizado por alunos da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos. O grupo conta com cerca de 45 membros, dentre eles, alunos de graduação, pós-graduação e professores. Tem por objetivo completar a formação acadêmica e profissional de seus membros, além de gerar e compartilhar o conhecimento com seus programas de ensino e extensão, desenvolvimento de projetos tecnológicos e participação em competições de robótica.

Núcleos

Gestão

Núcleo responsável pela organização interna do grupo (financeiro-institucional, recursos humanos e marketing); relações externas com a USP e empresas; e direcionamento das atividades e projetos dos demais núcleos

Projetos em Engenharia

Núcleo responsável pelo desenvolvimento de projetos tecnológicos em diversas áreas de engenharia, tais como Impressão 3D, IoT (Internet das Coisas), Automação Residencial e outros.

Robótica Móvel Autônoma

Núcleo responsável pelo desenvolvimento de robôs autônomos para competições de resolução de problemas reais do mundo, em escala. O núcleo trabalha com tecnologias em navegação robótica com ROS (Robot Operating System), mapeamento a laser de ambientes (SLAM), simulações de cenários do mundo real, aplicação de visão computacional na detecção de objetos e trajetórias e outros.

Robótica Móvel Controlada

Núcleo responsável pelo desenvolvimento de robôs rádio controlados, desde a idealização em softwares (CAD) até a manufatura das peças e montagem da estrutura eletromecânica. Nesta área, o grupo tem dois robôs de combate hobbyweight (5,5kg) e um time de robôs de hockey, participando de várias competições.